Revistas Médicas

Edição de Revistas Médicas

Desde sempre consideradas como sendo o meio mais importante de actualização e revisão de conhecimentos médicos, as revistas médicas são, de facto, a forma mais eficaz e económica das companhias farmacêuticas promoverem os seus produtos, quer na fase de lançamento quer de maturação, quer mesmo quando já não são promovidos pelos laboratórios.

Apesar da utilização cada vez frequente da internet para busca de determinadas situações clínicas, é inegável que as revistas médicas continuam a suscitar o mesmo interesse de outrora. Na verdade, isto foi comprovado recentemente num estudo levado a cabo por duas importantes empresas de estudos de mercado norte-americanas, em associação com a prestigiada Universidade de Dartmouth. Nesse estudo ficou evidente que as revistas e jornais médicos detinham o mais eficaz retorno do investimento (ROI) comparativamente com todas as outras ferramentas ao dispor das companhias farmacêuticas: visita médica, congressos, mailings, internet, etc.

O Grupo Euromédice publica 2 importantes revistas para Clínicos Gerais/Médicos de Família: a Postgraduate Medicine (PGM) e a Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (RPMGF), órgão oficial da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar. Para além disso, é também publicada a edição portuguesa da JADA, o órgão oficial da American Dental Association.

Com uma distribuição abrangendo todos os Clínicos Gerais/Médicos de Família em edições bimestrais, estas prestigiadas revistas são, por vezes, o único meio de comunicação com os sempre atarefados Médicos de Família e, frequentemente, uma forma (eficaz) de complementar e repetir as mensagens levadas a cabo pela visita médica.

Postgraduate Medicine – Edição Portuguesa

A Postgraduate Medicine é uma das mais antigas e consagradas publicações médicas norte-americanas. Dirigida aos Clínicos Gerais/Médicos de Família, ganhou reputação por editar essencialmente artigos de revisão dirigidos à prática clínica – dos quais 3 a 4 deles são baseados num tema comum – e de ter entre os seus autores alguns dos mais conhecidos opinion leaders das áreas onde estão inseridos.

A edição portuguesa da Postgraduate Medicine é um caso de sucesso ímpar entre as publicações médicas. De facto, num curto espaço de poucos meses, após o seu lançamento em 1994, logo que surgiu o primeiro estudo de audiência, ocupou o 1.º lugar em vários dos parâmetros que foram avaliados. Desde então, e até à presente data, raramente deixou essa posição.

As razões para este enorme sucesso prendem-se com o facto de ser uma publicação que, para além dos atributos que fazem o êxito da sua congénere norte-americana, prima por uma rigorosa tradução, qualidade gráfica, pontualidade e, muito especialmente, pelo seu Programa de Formação Médica Contínua (FMC).

Este Programa anual de FMC, em parceria com a Unidade Curricular de Medicina Geral e Familiar da NOVA Medical School, é composto por 6 testes anuais – baseados nos artigos publicados em cada edição da Postgraduate Medicine – e permite aos participantes a obtenção de um certificado curricular, se obtiverem mais de 80% de resultados certos em cada teste, e um Diploma de Mérito se tiverem, pelo menos, 5 testes com esta pontuação.

Consulte as Edições da

Postgraduate Medicine

Faça o Teste

de Autoavaliação

Faça a Sua

Subscrição Já!

Normas

de Publicação

JADA – Edição Portuguesa

A JADA – Journal of American Dental Association, tal como seu nome indica, é o órgão oficial da maior Associação norte americana (e mundial) de médicos dentistas: a American Dental Association. Como consequência lógica desta situação é a publicação mais prestigiada e conhecida da medicina dentária nos EUA. A reforçar esta convicção está o facto de nos estudos de audiência, que regularmente são efectuados para as publicações de medicina dentária, obter sempre a 1.ª posição em todos os parâmetros analisados.

As razões apontadas para este sucesso, prendem-se essencialmente com o facto de ser uma revista que publica artigos dos mais conceituados especialistas em cada uma das áreas da medicina dentária, dando uma especial ênfase à publicação de rigorosos estudos de investigação, que vão servir de linha de orientação à prática clínica diária.

Em Portugal, a JADA é editada bimestralmente e distribuída a 5.000 médicos dentistas portugueses. Em cada número são publicados os mais importantes artigos da edição original (sempre com o intuito de englobar todas as áreas da medicina dentária) numa excelente tradução e apresentação gráfica.

Consulte as Edições da JADA

Faça a Sua Subscrição Já!​

Normas de Publicação

Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

A Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, órgão oficial da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, é uma das mais importantes e prestigiadas publicações de clínica geral/medicina familiar que são editadas em Portugal e, possivelmente, aquela que desperta mais curiosidade e interesse pelo facto de ser uma publicação essencialmente feita de CGs/MF para CGs/MF.

Os seus artigos são de indiscutível qualidade e interesse por abordarem situações com que os CGs/MF se defrontam diariamente na sua prática clínica. Essa a razão porque já foi indexada pela Scielo.

Editada bimestralmente, numa tiragem de 8.000 exemplares, possui uma excelente qualidade gráfica, o lhe que tem merecido louvores internacionais por parte das outras Associações de Clínicos Gerais e, nomeadamente, por parte da WONCA, que recentemente a considerou a revista com melhor apresentação gráfica

Consulte as Edições da RPMGF

Faça a Sua Subscrição Já!

Normas de Publicação