Revistas Médicas

Edição de Revistas Médicas

Desde sempre consideradas como sendo o meio mais importante de actualização e revisão de conhecimentos médicos, as revistas médicas são, de facto, a forma mais eficaz e económica das companhias farmacêuticas promoverem os seus produtos, quer na fase de lançamento quer de maturação, quer mesmo quando já não são promovidos pelos laboratórios.

Apesar da utilização cada vez frequente da internet para busca de determinadas situações clínicas, é inegável que as revistas médicas continuam a suscitar o mesmo interesse de outrora. Na verdade, isto foi comprovado recentemente num estudo levado a cabo por duas importantes empresas de estudos de mercado norte-americanas, em associação com a prestigiada Universidade de Dartmouth. Nesse estudo ficou evidente que as revistas e jornais médicos detinham o mais eficaz retorno do investimento (ROI) comparativamente com todas as outras ferramentas ao dispor das companhias farmacêuticas: visita médica, congressos, mailings, internet, etc.

O Grupo Euromédice publica duas importantes revistas para Clínicos Gerais/Médicos de Família: a Postgraduate Medicine (PGM) e a Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (RPMGF), órgão oficial da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar. 

Com uma distribuição abrangendo todos os Clínicos Gerais/Médicos de Família em edições bimestrais, estas prestigiadas revistas são, por vezes, o único meio de comunicação com os sempre atarefados Médicos de Família e, frequentemente, uma forma (eficaz) de complementar e repetir as mensagens levadas a cabo pela visita médica.

Para além disso, é também publicada a Acta Obstétrica e Ginecológica Portuguesa, a revista da Federação das Sociedades Portuguesas de Obstetrícia e Ginecologia.

Postgraduate Medicine – Edição Portuguesa

A Postgraduate Medicine é uma das mais antigas e consagradas publicações médicas norte-americanas. Dirigida aos Clínicos Gerais/Médicos de Família, ganhou reputação por editar essencialmente artigos de revisão dirigidos à prática clínica – dos quais 3 a 4 deles são baseados num tema comum – e de ter entre os seus autores alguns dos mais conhecidos opinion leaders das áreas onde estão inseridos.

A edição portuguesa da Postgraduate Medicine é um caso de sucesso ímpar entre as publicações médicas. De facto, num curto espaço de poucos meses, após o seu lançamento em 1994, logo que surgiu o primeiro estudo de audiência, ocupou o 1.º lugar em vários dos parâmetros que foram avaliados. Desde então, e até à presente data, raramente deixou essa posição.

As razões para este enorme sucesso prendem-se com o facto de ser uma publicação que, para além dos atributos que fazem o êxito da sua congénere norte-americana, prima por uma rigorosa tradução, qualidade gráfica, pontualidade e, muito especialmente, pelo seu Programa de Formação Médica Contínua (FMC).

Este Programa anual de FMC, em parceria com a Unidade Curricular de Medicina Geral e Familiar da NOVA Medical School, é composto por 6 testes anuais – baseados nos artigos publicados em cada edição da Postgraduate Medicine – e permite aos participantes a obtenção de um certificado curricular, se obtiverem mais de 80% de resultados certos em cada teste, e um Diploma de Mérito se tiverem, pelo menos, 5 testes com esta pontuação.

Consulte as Edições da

Postgraduate Medicine

Faça o Teste

de Autoavaliação

Faça a Sua

Subscrição Já!

Normas

de Publicação

Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

A Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, órgão oficial da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, é uma das mais importantes e prestigiadas publicações de clínica geral/medicina familiar que são editadas em Portugal e, possivelmente, aquela que desperta mais curiosidade e interesse pelo facto de ser uma publicação essencialmente feita de CGs/MF para CGs/MF.

Os seus artigos são de indiscutível qualidade e interesse por abordarem situações com que os CGs/MF se defrontam diariamente na sua prática clínica. Essa a razão porque já foi indexada pela Scielo.

Editada bimestralmente em formato digital sendo efetuados 8.000 envios através de correio eletrónico, possui uma excelente qualidade gráfica, o lhe que tem merecido louvores internacionais por parte das outras Associações de Clínicos Gerais e, nomeadamente, por parte da WONCA, que recentemente a considerou a revista com melhor apresentação gráfica.

Consulte as Edições da RPMGF

Veja a
Edição Atual

Normas de Publicação

Acta Obstétrica e Ginecológica Portuguesa

A Acta Obstétrica e Ginecológica Portuguesa (AOGP) é uma revista editorialmente independente, propriedade da Federação das Sociedades Portuguesas de Obstetrícia e Ginecologia.

A revista publica trabalhos científicos originais, avaliados por revisores, em todas as áreas relacionadas com a Ginecologia e Obstetrícia. O objetivo principal da revista é a promoção e divulgação da investigação científica realizada nessas áreas.

É uma revista bilingue que aceita artigos escritos em inglês ou em português, sendo sempre necessário a inclusão de um Título e de um Resumo em inglês e português.

A AOGP é publicada trimestralmente e desde 2021 em formato digital sendo efetuados 2.000 envios por correio eletrónico.

Consulte as Edições
da AOGP

Normas de
Publicação